sexta-feira, 31 de julho de 2009

Copérnico empresta seu nome ao elemento 112 da tabela periódica


É quase tão difícil encontrar um novo elemento químico quanto dar-lhe um nome. A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, em inglês), acaba de aprovar a inclusão do 112º elemento na Tabela Periódica, treze anos depois de sua descoberta.

A posição 112 era ocupada pelo símbolo Uub, uma abreviatura de unúmbio (ununbium), a palavra latina para o número 112.

O novo elemento é superpesado e altamente instável, com cada um dos seus átomos produzidos artificialmente durando apenas alguns milionésimos de segundo,a demora na aceitação do novo elemento químico se justifica: era necessário que pesquisadores independentes verificassem a validade do experimento que o criou.

O unúmbio foi descoberto,em 9 de fevereiro de 1996, pela equipe do Dr. Sigurd Hoffman, do Centro para Pesquisa de Íons Pesados em Darmstadt, na Alemanha.Para criar o elemento 112, a equipe de Hoffman usou um acelerador de partículas de 120 metros de comprimento, que lançou um fluxo de íons de zinco contra átomos de chumbo. Os núcleos dos dois elementos se fundiram para formar o núcleo do novo elemento.

O elemento 112 agora deve ser chamado de "Copernicio"(Cp) em honra ao cientista e astronômo Nicolaus Copernicus (1473-1543) segundo proposta da equipe do Profº Sigurd.

Copérnico foi o primeiro a propor que a Terra orbitava em torno do Sol,abrindo caminho para nossa visão moderna do mundo.

Daqui a 6 meses a IUPAC irá confirmar oficialmente o nome do elemento.Esse período é dado para que a comunidade científica possa discutir a aceitação do nome sugerido pela IUPAC.

Eu concordo e assino embaixo ;)

Que a força esteja com você!

Conheça mais sobre Copérnico no video abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=ZOyqN-GbjvA

Fontes ==> http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imprimir.php?artigo=tabela-periodica-ganha-112-elemento

http://www.webelements.com/copernicium/

Nenhum comentário:

Postar um comentário